Quem somos

"E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas".

Atos 9:36

Nossa história

O nome do nosso projeto é inspirado nessa personagem bíblica, que costurava para pobres e viúvas e era amada por muitos. Foi com esse espírito de bondade e amor que o projeto nasceu em 1996, quando membros da igreja luterana Comunidade do Redentor, em Curitiba, atendiam pessoas que chegavam no local solicitando itens básicos.

Ao constatar que a maioria delas era de Almirante Tamandaré, optou-se por instalar uma sede nessa cidade para desenvolver um trabalho de assistência social mais próximo e efetivo.

Ao longo de sua existência, o Projeto Dorcas tem transformado a vida de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social da região de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Seu objetivo é promover o desenvolvimento humano integral – físico, psicológico e espiritual – através de atividades educacionais, culturais, esportivas a crianças e adolescentes e capacitação profissional a adultos. Também são oferecidas refeições diárias, além de acompanhamento psicológico, assistência e educação em saúde, orientações sobre higiene, alimentação, cidadania e meio ambiente.

Quem faz

O Projeto Dorcas é administrado pela Associação Evangélica Cristo Redentor (AECRI) e tem como principal mantenedora a Comunidade do Redentor. Para seu funcionamento, conta também com doações de pessoas físicas e jurídicas e de instituições parceiras.

Coordenação

Relevância e transparência

O Projeto Dorcas é reconhecido pelo poder público e pela população locais como uma entidade séria e comprometida com o bem estar da comunidade onde está inserida, buscando aplicar com a máxima eficiência e responsabilidade os recursos adquiridos através de doações. Tanto que o projeto detém o título de Utilidade Pública Municipal e Estadual, que traz como benefícios o reconhecimento da idoneidade da instituição como prestadora de serviços à sociedade e sem fins lucrativos.

A instituição é também cadastrada no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao conselho Municipal de Ação Social (CMAS) de Almirante Tamandaré, o que constitui uma das diretrizes da política de atendimento previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Graças a isso, é possível o repasse de doações oriundas da dedução do Imposto de Renda (pessoa física e jurídica).

O Projeto Dorcas está localizado nas margens da Rodovia dos Minérios, próximo ao bairro Bonfim, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil, em um terreno de 3.500 metros quadrados e uma área construída de 350 metros quadrados.